Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Os ODS fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e constituem um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. A Agenda 2030 busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, reconhecendo que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o pleno alcance do desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas foram construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e dão continuidade à busca pela concretização dos direitos humanos de todos, pelo alcance da igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres e meninas. Além de serem integrados e indivisíveis, os ODS equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável para uma sociedade economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa.

Apesar de ser uma agenda global, tratam dos temas que são cruciais para os Municípios, constituindo uma ferramenta que já começou a ser implementada por governos municipais, estaduais e nacionais, organizações diversas, universidades, empresas, bancos, entre outros.
A proposta dos ODS não é “reinventar a roda”. É utilizá-los para facilitar o desenvolvimento de ações integradas, com uma visão de futuro positiva e comum a diferentes grupos, que gere impactos reais na construção do desenvolvimento sustentável.

A sociedade civil e o setor privado também são atores-chave, devendo estar envolvidos nesse processo, por isso motivamos nossos clientes e parceiros a vincular seus programas e ações de RSC aos ODS.

©2019 by Adapta Pesquisa & Desenvolvimento. Proudly created with Wix.com